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Sensor Tps jt7ha Honda Accord 2.0 2005 A 2007 Sentido HORÁRIO - JT7HA

Código: LF0578 Marca:
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- O Pacote inclui:

1 x Sensor Tps JT7HA 60203

 

CÓDIGO - JOPAN - 30130-PAA-A00

Material: Liga de Alumínio & Plástico

cor: Prata & PRETO

Terminal: 3 PINOS

 

Aplicações: 

Accord 4 CILINDROS ANO 2003-2015 COM MOTOR 2.0

CIVIC 2001 A 2005 (1.7)

CR-V 2002 A 2006 2.0

 

O sensor de posição da borboleta localiza-se no Corpo de Borboleta, mais precisamente, no mesmo eixo da Borboleta de Aceleração.

Nada mais é do que um potenciômetro cujo o cursor está ligado ao eixo da borboleta, trata-se então de um sensor resistivo.

A medida que a borboleta se movimenta o cursor também se movimenta, mas sobre a pista resistiva do potenciômetro. Esse movimento altera a resistência do sensor e consequentemente sua tensão de saída para ECU.

O circuito do sensor possui três fios e três pinos, negativo(terra), positivo de referência e o positivo de saída. A unidade envia um sinal de referência de 5 volts, que passa pelo resistor fixo dentro da mesma e que está ligado em série com o potenciômetro(divisor de tensão). As alterações do potenciômetro são diretamente enviadas a ECU.

 

Leitura do sensor:

 

O cálculo do valor de saída é feito da seguinte forma, a central soma o valor do resistor fixo interno ao valor da resistência do potenciômetro naquele instante, com a resistência total ela descobre a corrente no circuito, e então pode finalmente chegar ao valor da tensão de saída multiplicando a corrente pela resistência do potenciômetro.

PROBLEMAS:

Este sensor é responsável pela informação da posição da borboleta de aceleração, mas quando a informação passada está fora dos parâmetros, uma luz de avaria acende no painel e um código de falha é gerado na memória da PCM. Esse código é normalmente o P1516, sendo indicado como “Throttle Actuator Control” ou “Throttle Actuator Position” e significa Corpo de Borboleta.

 

O principal sintoma desse problema é a luz de avaria acesa e, em alguns casos, a ausência de acelerador, ou seja, o veículo não consegue se deslocar. Entretanto, devido aos potenciômetros e aos motores elétricos que acionam a borboleta de aceleração, é comum que veículos apresentem aceleração limitada, mas que permite seu deslocamento até uma oficina próxima ou assistência técnica.

 

Nesse modo de falha, as possibilidades da causa raiz do problema são o próprio corpo de borboleta, com potenciômetros e motores elétricos defeituosos, ou falha na fiação elétrica que conecta este atuador, e consequentemente seu sensor de posição.

 

A falha é gerada pois, cada sinal dos dois motores elétricos é monitorado individualmente pela PCM e, em seguida, comparados. Quando esses dados diferem um do outro, além dos limites estipulados na PCM, a luz de avaria acende. Em casos de falha no circuito, a ausência de sinal elétrico é que gera a avaria.

 

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