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Sensor Tps jt7h Sentido anti-Horário

Código: 2867-LF01 Marca:
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O Pacote inclui:
1 x Sensor Tps sentido anti Horário

Marca: JOPAN
16402-RAA-A02 - jt7h



Material: Liga de Alumínio & Plástico
cor: Prata & PRETO
Terminal: 3 PINOS
Aplicação: 
 - Accord 2.4L 2003-2015

 - CR-V 2.4l 2002-2006 - 16402-raa-a02

O sensor de posição da borboleta localiza-se no Corpo de Borboleta, mais precisamente, no mesmo eixo da Borboleta de Aceleração.
Nada mais é do que um potenciômetro cujo o cursor está ligado ao eixo da borboleta, trata-se então de um sensor resistivo.
A medida que a borboleta se movimenta o cursor também se movimenta, mas sobre a pista resistiva do potenciômetro. Esse movimento altera a resistência do sensor e consequentemente sua tensão de saída para ECU.
O circuito do sensor possui três fios e três pinos, negativo(terra), positivo de referência e o positivo de saída. A unidade envia um sinal de referência de 5 volts, que passa pelo resistor fixo dentro da mesma e que está ligado em série com o potenciômetro(divisor de tensão). As alterações do potenciômetro são diretamente enviadas a ECU.

Leitura do sensor:

O cálculo do valor de saída é feito da seguinte forma, a central soma o valor do resistor fixo interno ao valor da resistência do potenciômetro naquele instante, com a resistência total ela descobre a corrente no circuito, e então pode finalmente chegar ao valor da tensão de saída multiplicando a corrente pela resistência do potenciômetro.
PROBLEMAS:
Este sensor é responsável pela informação da posição da borboleta de aceleração, mas quando a informação passada está fora dos parâmetros, uma luz de avaria acende no painel e um código de falha é gerado na memória da PCM. Esse código é normalmente o P1516, sendo indicado como “Throttle Actuator Control” ou “Throttle Actuator Position” e significa Corpo de Borboleta.

O principal sintoma desse problema é a luz de avaria acesa e, em alguns casos, a ausência de acelerador, ou seja, o veículo não consegue se deslocar. Entretanto, devido aos potenciômetros e aos motores elétricos que acionam a borboleta de aceleração, é comum que veículos apresentem aceleração limitada, mas que permite seu deslocamento até uma oficina próxima ou assistência técnica.

Nesse modo de falha, as possibilidades da causa raiz do problema são o próprio corpo de borboleta, com potenciômetros e motores elétricos defeituosos, ou falha na fiação elétrica que conecta este atuador, e consequentemente seu sensor de posição.

A falha é gerada pois, cada sinal dos dois motores elétricos é monitorado individualmente pela PCM e, em seguida, comparados. Quando esses dados diferem um do outro, além dos limites estipulados na PCM, a luz de avaria acende. Em casos de falha no circuito, a ausência de sinal elétrico é que gera a avaria.


 

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