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VTEC não abre, o quê fazer?

                                         Vtec não abre o quê fazer?

Os problemas que causam falhas no sistema VTEC se dividem em 02 Grupos: 
Mecânico e elétrico, para auxiliá-lo nesta busca antes de gastar um valor considerável em peças e mão de obra, solicite ao seu mecânico que siga o check list abaixo:

 A primeira coisa é checar a fiação observe se foi feito recentemente algum trabalho próximo aos conectores e se não há nenhum solto ou com mal contato ( umidade faz com que haja perda de contato)
Verifique incansavelmente a sua fiação quantas vezes for necessário e se achar conveniente substitua cabos e conectores, pois conforme o ano do seu veiculo, podem estar com mais de 20 anos de idade. É muito importante que a parte elétrica esteja confiável, pois os problemas mecânicos são muitas das vezes mais difícil de diagnosticar.
                          
                            Códigos de erro no painel
Códigos de erro nos Painel ou Luzes que piscam ou permanecem acesas, mesmo que o guia de códigos não aponte para um erro diretamente ligado ao VTEC, esta falha tende a impedir que o VTEC funcione. Solucione os erros de painel, substitua os sensores com defeito. Somente efetuar o resset, pode mascarar um problema grave e na hipótese mais otimista, você ter um Honda "manco". Se as suas luzes de advertência e de códigos de erro não estiver funcionando, desmonte o painel e verifique se a sua luz CEL não está queimada. Ela deve acender quando você liga a chave pela primeira vez. 

                         Sensor de Velocidade ( odômetro / speedêmetro )
* VSS / SPEEDOMETER* Se seu carro perder a referência de velocidade o VTEC não irá acionar. o ECU vai "entender" que você está parado apenas com o motor ligado, sem o vtec
Muitos códigos de erro podem ter origem em uma leitura incorreta da velocidade ( ou até falta dela) estes parâmetros são pré-definidos e têm muito a ver com o motivo pelo qual o VTEC não está funcionando. Se o seu honda não estiver agindo corretamente, substitua o sensor de velocidade. 
                      Tacômetro ( conta-giros)
O Tacômetro que não está funcionando ou com mal funcionamento impede a abertura do VTEC  quer seja por problema na fiação ou no sensor não importa, deve ser solucionado pois o ECU não terá uma referência, então não tem parâmetro para acionar quando você alcançar a RPM adequada. 
     
                        * ÓLEO
Se você não usa o óleo correto, não terá o ronco do VTEC isso é Fato!
   Possíveis causas: 
- Cárter de óleo amassado ou danificado;
- Nível de óleo não é o suficiente;
- óleo velho ou de baixa qualidade é muito fino não entrega a pressão correta para a válvula 
- Verifique a viscosidade e a especificação do óleo lubrificante, procure usar o original Honda (isso faz muita diferença);
- Verifique a pressão do óleo do motor ( galerias sujas ou encrustadas alteram a pressão de trabalho e por sua vez o acionamento do VTEC)

                    Interruptor "Sensor" de pressão de óleo
* VTEC OIL PRESURE switch, O interruptor de pressão de óleo vtec é o que fornece Parâmetros ao ECU informando se a abertura da válvula solenoide permitiu alta pressão de óleo nas galerias do seu vtec. Uma vez que a solenóide se abre, a pressão do óleo empurra os pinos do trinco do comando para o lugar enquanto o sensor de pressão do óleo ao lado do solenoide vtec realimenta a informação para o ECU.

                   Temperatura do líquido de arrefecimento
A temperatura do fluido de arrefecimento do seu Honda precisa estar a uma temperatura adequada para o VTEC abrir, se algum dos seus sensores de temperatura estiver estragado ou com mal funcionamento, o VTEC não abre.

                   Junta da Válvula solenoide VTEC
Há muitos casos em que a tela da junta está entupida ou suja  demais, isso causava falha no acionamento do VTEC  ou funcionamento intermitente - Faça a Manutenção da válvula solenoide VTEC, substituindo a Junta Da Válvula Vtec , esta junta tem um filtro que entope e impede o acionamento do vtec;

                 Sensor TPS ( sensor de posição da Borboleta )
Se você estiver recebendo do painel um código de erro para o TPS, isso também pode causar um acionamento intermitente ou nenhum acionamento, Nas dúvida substitua.
- Na ocasião da manutenção da válvula VTEC, teste o acionamento da mesma verificando se está emperrada ou se há folga excessiva;
- Ainda na válvula solenoide faça inspeção visual se há sinais de excessivo desgaste, oxidações ou acúmulo de limalha no filtro da junta.
 No mais... quando estiver entre 5200-5400 RPM, sentirá que seu carro ganha um "empurrão" o som do motor fica extremamente estridente e você extrai o máximo da potência do seu veículo. Este som além de ser agradável é prova que o seu carro está com a manutenção em dia!

Boas Vtecadas!!

( o vtec não aciona acelerando o carro parado)

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