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Sensor De Temperatura do Ar Do Motor sensor IAT civic Ano 92 - 00 - ERRO P0113

Código: W5DUTPVX9 Marca:
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Sensor De Temperatura Ar do Motor Honda Ano 92 - 00 
HONDA CONSOME MUITO COMBUSTÍVEL E NÃO ABRE O VTEC

O Pacote inclui:
1 x Sensor de temperatura de entrada de ar 37880-P05-A00 - novo com Garantia

Qualidade Honda
Material: Liga de Alumínio & Plástico
cor: Branco
Terminal: 2 PINOS
tamanho 5,0 cm x 0,8 cm
Peça nova ( com garantia )

Aplicações: 
Honda civic-vtec 1992-2000 
Honda Com motor V6 1998-2012- ( alguns modelos Somente )
Honda Prelude 1992-2001
Honda Accord 1992-1997
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CIVIC CONSOME MUITO COMBUSTÍVEL E NÃO ABRE O VTEC

Observando a demanda de vários Vtequeiros, optamos por trazer mais um importante tópico sobre o tema: VTEC Não abre, o quê fazer?

PRINCIPAIS SINTOMAS:

* Civic consome muito;

* Civic fica "Pipocando" quando está frio;

* Civic quando quente não desenvolve, perde a potência ou até para de funcionar. No entanto, após esfriar volta a funcionar normamente.

Isso ocorre por conta de falha no sensor de temperatura do ar do motor.



* Sensor de Temperatura do Ar do Motor
O sensor de temperatura do ar do motor do honda civic é formado por um corpo de latão e plástico que protege o elemento resistivo constituído por um termistor do tipo NTC (coeficiente negativo de temperatura), no qual o valor da resistência e inversamente proporcional ao valor da temperatura, ou seja, quando a temperatura sobe a resistência elétrica do sensor diminui e quando a temperatura desce a resistência elétrica do sensor aumenta.

FUNCIONAMENTO:

O sinal elétrico é enviado ao módulo de injeção (ECU) onde, juntamente com o sinal do sensor de pressão absoluta ( MAP) envia a leitura para a central. Estes parâmetros são utilizados para o cálculo da densidade do ar a fim de dosar a quantidade de combustível que será injetada em cada fase do funcionamento do motor.

NO CASO DE FALHAS:

O mau funcionamento deste sensor poderá resultar em alto consumo de combustivel, desempenho ruim, motor falhando e partidas demoradas.

A seguir listaremos alguns dos fatores que levam o sensor de temperatura de ar a apresentar erros de leitura. Lembre-se que antes de verificar a leitura deve-se ter certeza de estar o tipo de injeção correta no seu Scanner, pois a escolha incorreta fará com que os sensores apresentem também leituras incorretas.

PRINCIPAIS CAUSAS:

- Sensor incorreto ou fora da especificação;
- Fiação do sensor com soldas ou emendas mal feitas;
- Sensor sujo ou desgastado
- Conexões do chicote oxidadas, aterrado ou rompido;
- Sensor com vida útil vencida;

Todos os sensores possuem uma vida útil e após um determinado tempo o sensor poderá parar de funcionar ( há veículos que estão com o mesmo sensor há mais de 20 anos) Abaixo explicaremos como testar este sensor.

Verificação da funcionalidade do sensor:

1) Com a ignição ligada verificar a tensão de alimentação do sensor que deve ser entre 9V e 16V

2) Com a ignição desligada verificar a resistência nos pinos 1 e 2 e comparar com com os parâmetros de fábrica:

3) com o Scanner verifique a temperatura que o sensor está medindo com o veiculo quente e frio para saber se o sensor não está mandando a informação incorreta para o módulo.

ATENÇÃO!

Há casos em que mesmo com o carro frio o sensor continua acusando a mesma temperatura de quando estava quente, isso causa aumento considerável no consumo de combustível na hora da partida e também partidas demoradas.

Em outros casos, pode acontecer o inverso, ou seja: O carro está quente e o sensor continua enviando a leitura de motor frio, isso impede o acionamento do VTEC;

Simples assim: O VTEC deve abrir quando o motor estiver entre 5500 a 6000 RPM neste ponto a temperatura do ar do motor deve ser correta, se a temperatura não estiver de acordo, a ECU não vai liberar a dosagem de combustível e o VTEC não irá acionar. 

Um Honda onde o VTEC funciona normalmente, é um Honda com manutenção em dia!

A pergunta Final:

- Onde fica este tal sensor?

Ele se localiza na parte de trás do coletor de admissão ao lado da Válvula de controle de marcha lenta e logo abaixo da válvula de expurgo.

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Outras situações que impedem o funcionamento do Vtec:

Os problemas que causam falhas no sistema VTEC se dividem em 02 Grupos: 
Mecânico e elétrico, para auxiliá-lo nesta busca antes de gastar um valor considerável em peças e mão de obra, solicite ao seu mecânico que siga o check list abaixo:

A primeira coisa é checar a fiação observe se foi feito recentemente algum trabalho próximo aos conectores e se não há nenhum solto ou com mal contato<

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